Phantasmagoria, um game clássico.

Lembro-me com saudade dos bons tempos do Mega Drive, quando eu já sabia que adoravaCapa tecnologia mas não fazia idéia do que era um computador. Ainda nessa época eu imaginava que um computador era uma máquina de responder perguntas (podem rir) e se eu digitasse “quem descobriu o Brasil?” ele, prontamente, me responderia “Pedro Álvares Cabral“. Eu, como todo mundo, comprava aquelas revistinhas de macetes e resenhas de novos jogos e passava horas babando sobre os lançamentos, avaliando gráficos e imaginando quando (quando, meu Deus!) eu teria oportunidade de experimentar uma dquelas maravilhas.

Era década de 90 (1995 para ser mais preciso… não sou tão velho assim) e a revista inaugurou uma seção de games para PC, estreando com o Phantasmagoria. Era um jogo de terror, mas, diferente dos que eu adorava, esse era como um filme, com pessoas reais e muito, muito sombrio.

O jogo me impressionou a tal ponto que, vejam só, mais de dez anos depois, ainda me lembro do nome e da grafia como se tivesse sido ontem e, convém dizer, nunca tive a oportunidade de jogá-lo, mas tudo nele era impressionante, inclusive o fato de ser distribuido em 7 CDs numa época em que o CD estava apenas começando a se popularizar e os games ainda lembravam mais os prmitivos jogos de nintendo 8 bits.

A produtora do Game foi a Sierra Online, que contratou a atriz Victoria Morsell (que ainda dá um caldo) paraVictoria Morsell - ainda dá um caldo protagonizar a aventura no papel da pobre Adrienne Delaney que, com seu marido compra uma enorme e antiga mansão pertencente a um mágico do fim do século XIX e que, para azar da moça, costumava praticar magia negra no lugar e havia conjurado um demônio… o resto, já imaginamos… se por um lado algumas cenas são bem pavorosas, outras, pela canastrice, dão uma tremenda vontade de rir, mas, são ossos do ofício.

Com um sucesso relativamente grande, o game causou polêmica na época, mostrando cenas de violência, sangue e até um estupro, foi banido da Austrália e renegado por muitas grandes lojas nos EUA.

Hoje em dia, é claro, jogos milhares de vezes mais tecnológicos e violentos foram produzidos, mas contra a forte impressão que Phantasmagoria causou em mim eles ainda são fichinha.

O game teve uma continuação em 1996 devido às boas vendas do primeiro Phantasmagoria, o Phantasmagoria 2: A Puzzle of Flesh, que foi um fracasso de vendas e desde então, nenhum outro jogo da série foi produzido.

Aliás, aproveitando o ensejo, num futuro artigo vou falar de outro jogo que nunca expermentei mas que, assim como o Phantasmagoria também me impressionou muito: Myst.

Requisitos do Sistema:

DOS 5.0+, 486/24, 8MB RAM, 5MB no hard drive, SVGA (640×480, 256 colors), 2x CD-ROM, Placa de som Windows compativel , SoundBlaster & 100% compatibles, Pro Audio Spectrum, Roland MT-32, General Midi.

Para MA: Mac – 68040 33MHz+, System 7.1x+, 8MB free RAM, 2x CD ROM (4x recommended), 256 color, 30MB HD space, Power Mac 601+ requires 16MB RAM for Power Mac native mode. Supports: Mac Sound.

Resenha e mais screenshots

Download do Phantasmagoria 2

Veja as mortes das esposas do antigo dono da mansão

6 comentários
  1. disse:

    Adorei a matéria sobre o jogo fantasmagoria.
    Me identifiquei muito com o que vc escreveu já que joguei
    e quase fechei ele. (parei no sétimo cd)
    Senti uma nostalgia tal que me deu vontade de procurar um download do jogo.
    Parece que vc tem o download do Phantasmagoria 2
    Vc não tem o 1 ou não sabe onde encontro??

    Parabéns pela matéria

  2. PsicodelicoW#3 disse:

    O Jogo parece uma obra de arte, mas ainda não tive a oportunidade de jogar, é grande de mais para baixar e alem disso o link deste site está quebrado!

    um realiso meu sonho de jogar Phantasmagoria! xD

  3. Paulo disse:

    Adorei o post…
    Uma saudade infinita deste jogo, eu ainda tenho os 2…
    Se alguem ainda se interessar em conversar sobre ojogo entrem em contato cmg.

  4. Leonardo disse:

    Esse jogo realmente é show de bola!!! Me lembro quando a revista de games “Ação Games” trouxe uma matéria…..dali em diante eu passava meus dias querendo jogar, porém nem PC eu tinha. O tempo se passou, ganhei um PC e na minha cidade de uma locadora de jogos para PC, e foi lá que encontrei o Phantasmagoria! Muito bom o jogo, e melhor ainda que consegui fechar!!! Foi sensacional! Realmente até hoje esse jogo é inesquecível!

  5. Jefferson Guidotti disse:

    Cara adorei esta materia nem sei a data muito menos se vc vera este comentário mas eu joguei e finalizei.. lembro me que não namorava e que acabara de montar um pc zuado com restos da empresa onde trabalhava e passei o final de semana todin ho dentro do quarto.. so saia pra pegar comida , bolacha suco e voltar pro quarto……!!! muito bom….. lembro que o finla vc chavama o “Demonio.”e tinha que fujir dele por umas escadas ate uma camara escondida em baixo da mansão.. e vc tinha uma sequencia de artefatos para usar .. se não pegou durante o jogo.. só abrindo o save e pegando

Deixe um comentário